segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Expectativa

Talvez eu não seja a melhor pessoa pra falar sobre isso,  mas como ultimamente tenho agido de maneira muito diferente (de forma tão diferente que até eu mesma tenho me surpreendido) até me sinto capaz de “dissertar” brevemente sobre o tema.
Eu sempre criei muita expectativa em relação a tudo na minha vida, em relação às pessoas, aos acontecimentos, às possibilidades e, quase sempre, eu acabei me decepcionando. Por que é assim: quanto mais vc idealiza algo, mais vc se decepciona quando esse algo não sai do jeito que vc imaginou. Daí eu comecei a tentar fazer esse exercício de não idealizar tanto as coisas. Ainda não está funcionando 100%; vira e mexe eu me vejo decepcionada com alguma coisa que eu queria muito que acontecesse, mas que não saiu exatamente do jeito que eu queria. A vida é assim mesmo: as pessoas não vão se comportar da maneira que achamos que elas devem se comportar nem as coisas vão acontecer de um jeito só porque queremos. Cada um age de acordo com a sua consciência, com o seu julgamento do que é certo ou errado e as coisas acontecem como tem que acontecer. Infelizmente – ou felizmente – não podemos manipular tudo e todos.
Às vezes é bem difícil aceitar isso. Eu ainda tenho muita dificuldade em aceitar, mas é tudo uma questão de prática e de força de vontade. Outro dia mesmo eu estava conversando com um amigo e ele me disse que adora estar cercado de pessoas, mas que antes não costumava agir assim, pois tinha medo de se decepcionar com elas e por isso se afastava pra evitar uma possível desilusão. Mas depois de um tempo ele aprendeu a não criar expectativas com relação às pessoas. Assim, se alguém fizer algo que o desagrade ele não vai ficar tão mal por ter idealizado um comportamento que não existe. Fiquei pensando se eu não deveria agir assim também: idealizar menos, me aproximar mais das pessoas, mas sem esperar demais pra não me decepcionar. E eu gostaria muito que as pessoas agissem assim comigo também.
A decepção faz parte da vida. Ela nos ensina a sermos fortes e a enfrentar as situações difíceis. É bem verdade que muitas vezes não podemos administrar isso totalmente. Criar expectativas é normal e se sentir ansioso com elas também é totalmente aceitável. Só não podemos deixar que isso tome conta de nós e nos impeça de ver o lado bom das coisas, dos acontecimentos e das pessoas. Não adianta querer ter o controle de tudo, porque o que tiver que ser, será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário